Google Fotos e Facebook agora permitem transferência direta de imagens entre si

O Facebook permitirá que seus usuários transfiram todas as suas fotos e vídeos diretamente para o Google Fotos, um primeiro passo na iniciativa para aumentar a portabilidade de dados.
A notícia ocorre dois meses após a publicação da rede social, que procurava abordar alguns dos principais problemas relacionados à disponibilização de dados entre os serviços online. No entanto, as notícias fazem parte do projeto de transferência de dados de código aberto (DTP) anunciado no ano passado pelo Google, Facebook, Microsoft e Twitter, ao qual a Apple se juntará algum tempo depois.

O objetivo do DTP é reduzir o atrito entre serviços e usuários, capaz de transferir dados de uma plataforma para outra. As principais plataformas estão trabalhando juntas para desenvolver APIs para adicionar seus respectivos serviços, para que os usuários não precisem baixar e carregar seu conteúdo manualmente.

Uma parte importante da ferramenta de portabilidade de dados é que ela deve dar uso real ao usuário final. Por exemplo, o Facebook já fornece uma ferramenta de exportação de dados que fornece uma cópia de alguns dados que a rede social mantém sobre o usuário. No entanto, isso não torna os dados tão úteis.